ATUAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NO SUAS: desafios e perspectivas

Orientador social, agente social, orientador socioeducativo, arte educador, educador de rua, educador sociocomunitário, agente de apoio social, técnico de apoio de nível médio… Muitos são os nomes utilizados pelos municípios para se referir a este profissional. Contudo, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO, 2015) é certeira ao sintetizar tantas nomenclaturas em uma só: Educador Social.

Mas quem é esse profissional e o que ele faz? Seria ele o “responsável pelos grupos” nas unidades? O “professor” do CRAS? O “tutor” dos adolescentes nos CREAS? O “monitor” nos Serviços de Acolhimento? O “operacional” de um planejamento que não teve sua participação? Um “faz-tudo” que pode ser acionado sempre que surge alguma demanda sem destino certo?

Pensando em desmistificar a atuação desse profissional no SUAS, o ebook “Atuação dos Educadores Sociais no SUAS: desafios e perspectivas” vem para conhecermos sobre as atribuições e possibilidades de atuação dos educadores sociais. Este ebook traz reflexões, provocações e aponta os caminhos e estratégias para a construção do trabalho do Educador Social no SUAS!

Quer saber mais sobre o papel do Educador Social no SUAS?

Baixe o ebook gratuitamente!

Preencha com os seus dados

Use seu melhor email! <3

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Sobre o autor:

José Artur Castilho é natural de Belém (PA). Acumula mais de dez anos de atuação como educador social, tendo atuado no serviço público e em diversas organizações do terceiro setor. É pedagogo, especialista em Arte-Educação e mestre na área de Ciências Ambientais. Tem experiência nas seguintes áreas: objetivos do desenvolvimento sustentável, processos grupais e interface arte-natureza. É fundador e atual responsável técnico da Escola ECOA de Educação Social.


Instagram: @escola.ecoa

E-mail: ecoa.educacaosocial@gmail.com

GESUAS